Com Neymar até 2026, Santos reforça elenco em busca de ficar longe da briga pelo rebaixamento.
A volta de Neymar em 2025 foi vista com bons olhos por muitos santistas. Após um 2024 na Série B, a esperança de que, com ele, o Santos chegaria brigando pela parte de cima da tabela. Entretanto, lesões, crises internas e mau planejamento afetaram o Peixe em 2025.
O clube encontrou dificuldades para achar um treinador, viu seu principal jogador passar boa parte lesionado e lutou contra o rebaixamento até a última rodada, no que foi sua terceira pior campanha na era dos pontos corridos.
Após cair na semifinal do Paulista para o Corinthians, o Santos começou muito mal a Série A. Após três rodadas, somando apenas um ponto, o técnico Pedro Caixinha foi demitido. Sem conseguir definir um substituto, o time teve seu pior início de Brasileiro na era dos pontos corridos, com quatro pontos em seis jogos, amargando a vice-lanterna.
Em abril, Cléber Xavier foi anunciado como treinador, porém em agosto ele já estaria demitido após goleada sofrida para o Vasco por 6 a 0. Enquanto isso, o clube passava por graves problemas financeiros e turbulência interna, que culminou em uma invasão do CT pela organizada.
Neymar foi uma grande ausência no período. O jogador teve várias lesões musculares ao longo do ano, perdendo, ao todo, 18 jogos do Brasileirão. Além dele, outros nomes titulares como, Soteldo, Souza, Thaciano e Zé Rafael também estiveram ausentes.
Com a chegada de Vojvoda no comando da equipe, o Santos voltou a conseguir resultados e finalmente saiu da zona de rebaixamento na 36ª rodada. O Peixe terminou o ano com uma sequência de seis jogos sem perder e na 12ª posição com 47 pontos.
O Santos está reformulando o elenco após a campanha desastrosa do ano passado. Zanocelo foi vendido ao Ceará; Victor Hugo, que estava emprestado pelo Flamengo, vai para o Atlético-MG; Guilherme foi vendido para o Houston Dynamo, dos Estados Unidos; e o atacante Alfredo Morelos pediu rescisão contratual por conta de uma dívida.
Um nome importante a sair foi o do lateral Souza, de 18 anos, joia da base santista. Impressionado com o projeto apresentado pelo Tottenham, o jogador, comprado por 15 milhões de euros, abriu mão de sua parte na transferência para fechar negócio.
As duas grandes notícias para o torcedor foram a da renovação de Neymar até dezembro deste ano e a chegada por empréstimo de Gabriel Barbosa. Além deles, o Santos acertou a contratação de Gabriel Menino, vindo do Atlético-MG. Por fim, nomes como Zé Ivaldo e Álvaro Barreal, que já estavam no clube por empréstimo, foram comprados e ficam no Peixe.
O Santos continua no mercado em busca de reforços. O clube já fez uma oferta de R$ 33 milhões por Felipe Loyola, meia chileno do Independiente-ARG, além de estar em conversas com Atlético-MG e Flamengo por Rony e Michael, respectivamente.
Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Frias, Zé Ivaldo e Escobar; João Schmidt (Gabriel Menino), Willian Arão e Zé Rafael; Barreal (Neymar), Gabriel Barbosa e Rollheiser. (4-3-3).
Vojvoda não conta com Neymar nesse início de temporada, enquanto Gabriel Menino acabou de chegar ao clube. No mais, esse é o time que o técnico argentino tem colocado em campo.
A ideia do treinador é ter a dupla Neymar e Gabriel Barbosa motivada e como ponto focal do time. Para Vojvoda, os dois contribuem para além dos gols e assistências, mantê-los focados será uma das missões principais do treinador para o bom funcionamento do time na temporada.
O principal objetivo do Santos é evitar o que aconteceu em 2025 e ficar longe de uma briga contra o rebaixamento. Com os reforços, os possíveis e os que chegaram, a equipe do litoral paulista tem time e treinador para brigar pelo meio de tabela, podendo beliscar um top 6. Tudo vai depender de como chega à pausa para a Copa do Mundo em julho.