Corridas tão emocionantes que terminaram nos cinemas, revanches entre companheiros de equipe e viradas incríveis. Tudo isso e mais aconteceu no GP do Japão. Verifique.
O GP do Japão de Fórmula 1 nos presenteou com momentos incríveis na história do automobilismo. As características técnicas do Speedway de Fuji e do Circuito de Suzuka, juntamente com as condições climáticas do país, são um aliciante extra e garantia de corridas emocionantes para os fãs.
Por outro lado, vale destacar que essa prova era tradicionalmente realizada na reta final da temporada, e que, por isso, seu resultado foi crucial na decisão do título em várias temporadas.
As coisas mudaram com a ampliação do calendário, o que acabou por roubar um pouco de intensidade às provas em solo japonês.
Verifique as cinco melhores corridas da história no GP do Japão de F1:
O GP do Japão de 1976 foi o primeiro a ser realizado no país e foi responsável por fechar a temporada e decidir o título.
A vitória na prova foi para Mario Andretti, mas a verdadeira briga era no pódio com foco em Niki Lauda e James Hunt.
A corrida no Fuji Speedway foi o culminar de uma temporada tão espetacular que acabou sendo capturada em um filme: Rush (2013).
A má visibilidade era um dos problemas comuns da F1 na época, algo que custou a Lauda um grave acidente alguns meses antes.
O austríaco disputava o título contra Hunt nesta corrida e, teoricamente, os pilotos do grid haviam concordado com uma aposentadoria coletiva após algumas voltas.
No entanto, ninguém se juntou a Lauda em seu protesto e o seu rival acabou sendo proclamado campeão por um único ponto de vantagem, ainda que o britânico tenha estourado um pneu na reta final da corrida e precisado fazer uma subida agonizante no grid para o terceiro lugar final.
O GP do Japão de 1989 está gravado na memória de todos os amantes da Fórmula 1, devido ao confronto entre Ayrton Senna e Alain Prost. O brasileiro e o francês disputavam o título na penúltima corrida do calendário, algo que resultou em uma etapa de uma intensidade com poucos precedentes na história.
Os dois pilotos colidiram na prova e Senna foi o único que conseguiu ir aos boxes reparar os danos no carro. Sua qualidade ao volante lhe permitiu vencer, mas ele acabou sendo desclassificado pela ação com seu companheiro de equipe e perderia o título para o francês.
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O GP do Japão de 2004 permitiu a Michael Schumacher levantar um então recordista sétimo título e o último de sua gloriosa carreira.
O alemão estava muito próximo de Rubens Barrichello na geral e foi o brasileiro quem largou da pole, mas Rubinho não pode terminar a prova devido a um acidente, e o astro da Ferrari venceu mais uma vez no Circuito de Suzuka – onde já tinha sido vencedor seis vezes anteriormente.
Em 2005, o GP do Japão de 2005 foi mais uma vez a penúltima corrida da temporada e Fernando Alonso já havia se tornado matematicamente campeão mundial, mas isso não o impediu de assinar uma das recuperações mais impressionantes da história da categoria.
O espanhol não teve uma boa sessão de classificação e largou do fundo do grid, mas deu um show de pilotagem, subindo até ao terceiro posto.
A vitória ficou com Kimi Räikkönen, que acabaria ocupando o segundo lugar na geral, à frente de Schumacher.
No ano seguinte, Alonso conseguiu finalmente sua primeira vitória no Circuito de Suzuka, e essa foi determinante para ele conquistar seu segundo título consecutivo na F1.
O espanhol ocupava o segundo lugar da classificação geral com duas corridas restantes na temporada, mas a sorte estava com ele naquela ocasião graças a uma avaria no carro de Schumacher a 17 voltas do final, que obrigou o alemão a se retirar, e viu Alonso subir ao topo do pódio.
A decisão do título ficou para o Grand Prix final, no Brasil, mas foi a diferença pontual no Japão que acabou fazendo a diferença.