Pular para conteúdo
ACESSAR Esportes bet365
F1
  1. Esportes Motorizados
  2. Fórmula 1

F1: Os melhores Grand Prix do Japão

Corridas tão emocionantes que terminaram nos cinemas, revanches entre companheiros de equipe e viradas incríveis. Tudo isso e mais aconteceu no GP do Japão. Verifique.

O GP do Japão de Fórmula 1 nos presenteou com momentos incríveis na história do automobilismo. As características técnicas do Speedway de Fuji e do Circuito de Suzuka, juntamente com as condições climáticas do país, são um aliciante extra e garantia de corridas emocionantes para os fãs.

Por outro lado, vale destacar que essa prova era tradicionalmente realizada na reta final da temporada, e que, por isso, seu resultado foi crucial na decisão do título em várias temporadas.

As coisas mudaram com a ampliação do calendário, o que acabou por roubar um pouco de intensidade às provas em solo japonês.

Verifique as cinco melhores corridas da história no GP do Japão de F1:

Grande Prêmio do Japão de 1976

Grande Prêmio do Japão de 1989

Grande Prêmio do Japão de 2004

Grande Prêmio do Japão de 2005

Grande Prêmio do Japão de 2006

1976 - Um duelo de um filme

O GP do Japão de 1976 foi o primeiro a ser realizado no país e foi responsável por fechar a temporada e decidir o título.

A vitória na prova foi para Mario Andretti, mas a verdadeira briga era no pódio com foco em Niki Lauda e James Hunt.

A corrida no Fuji Speedway foi o culminar de uma temporada tão espetacular que acabou sendo capturada em um filme: Rush (2013).

A má visibilidade era um dos problemas comuns da F1 na época, algo que custou a Lauda um grave acidente alguns meses antes.

O austríaco disputava o título contra Hunt nesta corrida e, teoricamente, os pilotos do grid haviam concordado com uma aposentadoria coletiva após algumas voltas.

No entanto, ninguém se juntou a Lauda em seu protesto e o seu rival acabou sendo proclamado campeão por um único ponto de vantagem, ainda que o britânico tenha estourado um pneu na reta final da corrida e precisado fazer uma subida agonizante no grid para o terceiro lugar final.

1989 - A tensão entre Senna e Prost

O GP do Japão de 1989 está gravado na memória de todos os amantes da Fórmula 1, devido ao confronto entre Ayrton Senna e Alain Prost. O brasileiro e o francês disputavam o título na penúltima corrida do calendário, algo que resultou em uma etapa de uma intensidade com poucos precedentes na história.

Os dois pilotos colidiram na prova e Senna foi o único que conseguiu ir aos boxes reparar os danos no carro. Sua qualidade ao volante lhe permitiu vencer, mas ele acabou sendo desclassificado pela ação com seu companheiro de equipe e perderia o título para o francês.

Clique aqui para conferir nossa página de Apostas Esportivas

2004 - Sétimo título de Schumacher

O GP do Japão de 2004 permitiu a Michael Schumacher levantar um então recordista sétimo título e o último de sua gloriosa carreira.

O alemão estava muito próximo de Rubens Barrichello na geral e foi o brasileiro quem largou da pole, mas Rubinho não pode terminar a prova devido a um acidente, e o astro da Ferrari venceu mais uma vez no Circuito de Suzuka – onde já tinha sido vencedor seis vezes anteriormente.

2005 – Uma recuperação mágica de Alonso

Em 2005, o GP do Japão de 2005 foi mais uma vez a penúltima corrida da temporada e Fernando Alonso já havia se tornado matematicamente campeão mundial, mas isso não o impediu de assinar uma das recuperações mais impressionantes da história da categoria.

O espanhol não teve uma boa sessão de classificação e largou do fundo do grid, mas deu um show de pilotagem, subindo até ao terceiro posto.

A vitória ficou com Kimi Räikkönen, que acabaria ocupando o segundo lugar na geral, à frente de Schumacher.

2006 – Um passo gigante para o último título de Alonso

No ano seguinte, Alonso conseguiu finalmente sua primeira vitória no Circuito de Suzuka, e essa foi determinante para ele conquistar seu segundo título consecutivo na F1.

O espanhol ocupava o segundo lugar da classificação geral com duas corridas restantes na temporada, mas a sorte estava com ele naquela ocasião graças a uma avaria no carro de Schumacher a 17 voltas do final, que obrigou o alemão a se retirar, e viu Alonso subir ao topo do pódio.

A decisão do título ficou para o Grand Prix final, no Brasil, mas foi a diferença pontual no Japão que acabou fazendo a diferença.

Artigos Relacionados

A bet365 utiliza cookies

Nós utilizamos cookies para oferecer um serviço melhor e mais personalizado. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies