Pular para conteúdo
ACESSAR Esportes bet365
f1 - haas

Após mostrar seu talento na Ferrari, quando substituiu Carlos Sainz, Oliver Bearman foi confirmado como piloto da Haas para 2025. Saiba tudo sobre a carreira do jovem.

Aos 18 anos, Oliver Bearman estreou na Fórmula 1 ao volante da Ferrari no GP da Arábia Saudita 2024, substituindo Carlos Sainz que foi diagnosticado e operado a uma apendicite.

Bearman se destacou logo em sua primeira sessão de qualificação, conquistando o 11º lugar no grid e falhando o Q3 por apenas 0,036 segundos para o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton.

O britânico impressionou ainda mais na corrida de domingo, mostrando imensa maturidade e habilidade e terminando em 7º lugar.

Depois disso, ele correu duas vezes pela Haas substituindo Kevin Magnussen – uma vez por doença e outra por penalização do dinamarquês. No Azerbaijão ele somou mais um ponto, terminando em 10º, mas na chuva de São Paulo não foi além do 12º lugar.

Mesmo sem pertencer ao grid, a verdade é que Bearman terminou a temporada de 2024 na 18ª posição da geral, à frente de outros seis pilotos - entre permanentes e outros que só ingressaram depois da metade da temporada.

Entrando para a Academia de Pilotos da Ferrari

Após fazer sua estreia em um monoposto no Campeonato de Fórmula 4 da ADAC e competir na F4 italiana em 2020, Bearman mudou para a Van Amersfoort Racing para a campanha de 2021 e conquistou os dois títulos de forma impressionante, vencendo um total de 17 corridas em ambos os formatos.

Sua consistência e velocidade certamente não passaram despercebidas e, depois de receber o Prêmio Henry Surtees pelo desempenho mais notável de uma estrela em ascensão do BRDC, Bearman foi introduzido na Academia de Pilotos da Ferrari.

Passando para a F3 com a PREMA em 2022 - a equipe italiana que abrigou Charles Leclerc em sua temporada de F2 - Bearman achou que tinha garantido a vitória na estreia no Bahrein, mas uma penalidade de cinco segundos o rebaixou para segundo.

Os resultados foram caindo, mas Bearman recuperou sua melhor forma no meio da temporada, registrando três terceiros lugares consecutivos antes de conquistar sua primeira vitória na corrida de sprint em Spa-Francorchamps.

O britânico ainda tinha uma pequena chance de conquistar o título na última etapa da temporada, em Monza, mas foi forçado a se contentar com o terceiro lugar na classificação, o que ainda foi suficiente para lhe garantir uma vaga na F2 no ano seguinte.

Da Fórmula 3 para a Fórmula 2

Permanecendo com a PREMA, em parceria com o piloto júnior da Mercedes Frederik Vesti, Bearman teve um início difícil em sua carreira na F2, sofrendo problemas de desempenho mecânico e incidentes de corrida dispendiosos.

Não demorou muito para que ele se recuperasse e o jovem subiu ao topo do pódio em Baku, garantindo vitórias tanto na Sprint quanto na corrida principal. Ele conquistaria ainda vitórias em Barcelona e Monza para assegurar o sexto lugar da geral.

Começando a temporada de 2024 com grandes expectativas, Bearman só conseguiu terminar em 15º na corrida de abertura, no Bahrein, mas se recuperou em Jedá, cravando a pole position.

No entanto, 24 horas depois, ele estava sentado na Ferrari de Sainz competindo em uma sessão de qualificação da F1...

Chance de provar seu talento

A Ferrari estava evidentemente satisfeita com o progresso de Bearman na F2 e deu ao jovem a oportunidade de sentar-se ao volante de um monoposto de F1 em mais de uma ocasião - testando uma Ferrari de 2021 em Fiorano, na Itália, depois em outubro, no Grande Prêmio do México, onde participou do FP1 e do FP2 pela Haas.

Bearman impressionou a equipe americana com seu desempenho impecável nas duas sessões, e o diretor de equipe da Haas, Ayao Komatsu, afirmou: “Ele se saiu muito bem. Desde a preparação inicial, ele tem sido muito profissional. Não tenho nada do que reclamar.”

Depois de participar do teste pós-temporada em Abu Dhabi, Bearman foi nomeado piloto reserva da Ferrari e da Haas, uma responsabilidade que ele teria de equilibrar com seus compromissos na F2.

Ser piloto reserva significava que ele seria o primeiro a ser chamado caso Sainz ou Leclerc não estivessem disponíveis, o que aconteceu no GP da Arábia Saudita, como mencionado anteriormente.

Em julho, a Haas anunciou que Oliver Bearman iria preencher o lugar deixado vago pela mudança de Nico Hülkenberg para a Sauber em 2025.

Devido ao número de corridas já completas na categoria rainha, o britânico não é mais considerado calouro, embora vá fazer sua primeira temporada completa.

Fórmula 1

Artigos Relacionados

A bet365 utiliza cookies

Nós utilizamos cookies para oferecer um serviço melhor e mais personalizado. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies