Em Monte Carlo, Verstappen quer confirmar que é o mais forte, mas cuidado com as ambições do piloto da casa Charles Leclerc e especialmente de um motivado Lando Norris.
O icônico Grande Prêmio de Mônaco chega em um dos momentos mais emocionantes da temporada, já que Max Verstappen parece finalmente ter competição.
É certo que o holandês venceu mais uma vez na última prova, no GP de Emília-Romanha, mas bem longe da grande vantagem habitual e sob muita pressão de Lando Norris, que ficou apenas sete décimas atrás do piloto da Red Bull.
Mas não podemos esquecer Charles Leclerc, que tem melhorado de prova para prova e quer finalmente vencer em casa.
Em uma pista conhecida pelas dificuldades de ultrapassar, cravar a pole position poderá ser decisivo e Max não vai querer falhar, até porque essa é a sua chance de bater mais um recorde – maior número de pole-positions consecutivas.
O quê: | Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 |
Onde: | Circuito de Monte Carlo, Principado de Mônaco |
Quando: | Domingo, 26 de maio de 2024, às 10h00 de Brasília |
Cotações: | Vencedor Final: Max Verstappen = 1,66 / Charles Leclerc = 6,00 / Lando Norris = 6,00 |
*As cotações citadas podem apresentar divergências, pois, ainda que corretas no momento da publicação do artigo, sofrem alterações em tempo real. |
Na verdade, Verstappen pode bater um recorde agora mesmo: estamos falando do número de poles consecutivas (oito no momento), um recorde que ele compartilha com o lendário Ayrton Senna. É por isso que, no sábado, na clássica sessão de classificação, os holofotes estarão inevitavelmente voltados para o campeão da Red Bull.
Quanto ao resto, o fim de semana será como habitual, com duas sessões de treinos livres na sexta-feira, a terceira sessão de treinos e a qualificação no sábado e, é claro, a aguardada corrida no domingo.
Sessão | Dia | Data | Hora (Brasília) |
TL1 | Sexta-Feira | 24/05/2024 | 08h30 |
TL2 | Sexta-Feira | 24/05/2024 | 12h00 |
TL3 | Sábado | 25/05/2024 | 07h30 |
TC | Sábado | 25/05/2024 | 11h00 |
GP | Domingo | 26/05/2024 | 10h00 |
No Brasil, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 pode ser acompanhado ao vivo no streaming da F1 TV e nos canais da rede Band. Sendo que a Bandsports e a Band transmitem os treinos e classificação, enquanto a corrida de domingo é exclusiva da Band.
48 pontos atrás do tricampeão mundial na classificação geral está Charles Leclerc, que quer quebrar o tabu com sua corrida caseira. O monegasco nunca venceu no circuito de Monte Carlo, nem subiu ao pódio, e vai querer aproveitar essa oportunidade para aumentar a pressão sobre Verstappen.
Fique atento também ao renascido Lando Norris. O britânico sempre foi uma promessa do esporte, mas este ano tem sido constante e está altamente motivado após ter vencido sua primeira corrida da carreira (em Miami).
Norris está 12 pontos atrás de Leclerc na geral e, no último Grand Prix, em Ímola, terminou a corrida bem perto de Verstappen, com muitos acreditando que, se a prova tivesse mais uma ou duas voltas, o piloto da McLaren teria assumido a ponta.
Apesar das quatro vitórias de Verstappen e de seu segundo lugar em Miami, o habitual domínio do holandês parece estar ameaçado.
O que é certo, conforme certificado pela pressão da Ferrari contra a Red Bull no campeonato mundial de construtores, é que essa primeira fase está bastante mais equilibrada do que nos últimos anos.
O circuito de Monte Carlo está entre os mais conhecidos no mundo da Fórmula 1 e do automobilismo em geral. Entre as peculiaridades da pista está o comprimento total de apenas 3,3 quilômetros, o mais curto de todo o Campeonato Mundial de F1.
Um circuito de rua por excelência, que passa por algumas das áreas mais características da cidade monegasca, o GP de Mônaco é caracterizado por 19 curvas.
Acima de tudo, estamos falando de uma das pistas mais exigentes de todo o campeonato, marcada por várias seções em que é preciso tirar o pé do acelerador. Nesse sentido, destaca-se a lentíssima curva Fairmont Hairpin, sem esquecer a famosa curva do Cassino, a freada da Santa Devota, e o famoso túnel que já entrou no imaginário coletivo dos fãs desse esporte.
Dada a fisionomia particular da pista, o sistema de freios está constantemente sob estresse e o pouco espaço para ultrapassar faz deste um circuito diferente do habitual e onde pilotos com carros menos velozes podem brilhar.