Max Verstappen pode conquistar seu quarto título mundial consecutivo nas ruas de Las Vegas já nesse final de semana, basta para isso não perder mais de dois pontos para Lando Norris.
Mas as emoções da 22ª etapa da temporada 2024 de Fórmula 1 não se ficam pela briga entre o holandês e o inglês, já que o mundial de construtores também está acirrado, com a Ferrari na cola da líder McLaren.
O quê: | Grande Prêmio de Las Vegas de Fórmula 1 |
Onde: | Circuito de Las Vegas |
Quando: | De quinta-feira 21 a domingo 24 de novembro de 2024 |
Onde assistir: | Band / F1TV Pro |
Cotações/Odds: | |
*As cotações citadas podem apresentar divergências, pois, ainda que corretas no momento da publicação do artigo, sofrem alterações em tempo real. |
A briga pelo mundial de pilotos
Após uma temporada de altos e baixos, com seu domínio habitual no início, seguido de um surpreendente jejum de vitórias – foram 10 Grand Prix sem vencer – Verstappen voltou a subir ao topo do pódio em Interlagos, após uma pilotagem excepcional sob a chuva de São Paulo.
Com esse resultado, o holandês aumentou 18 pontos à sua vantagem sobre Lando Norris e ficou mais perto de voltar a escrever seu nome na história da Fórmula 1.
O astro da Red Bull tem neste momento 62 pontos sobre o britânico da McLaren e precisa “apenas” de não perder mais de dois pontos para seu perseguidor direto este fim de semana para se confirmar como tetracampeão.
Isto porque depois desse Grand Prix, restarão duas corridas e um sprint até o fim da temporada, com um total de 60 pontos máximos disponíveis.
A briga pelo mundial de construtores
Menos definida é a briga de construtores. A McLaren está à frente com 593 pontos, 36 a mais que a Ferrari, que sonha com outra dobradinha Leclerc-Sainz, que têm estado bem fortes nas últimas etapas.
Mais distante está a Red Bull, com apenas 544 pontos - a equipe austríaca está pagando pela temporada desastrosa de Sergio Pérez, que somou apenas 151 pontos até agora e deve terminar em oitavo do mundial, seu pior resultado desde que dirige um Red Bull.
Previsões climatéricas
Para complicar ainda mais a projeção da etapa para as equipes, as temperaturas vão variar entre mínimas de seis graus e máximas de 21 entre a quinta-feira e o domingo, mas as boas notícias é que a chuva não deve aparecer.
A corrida é nos Estados Unidos e é uma etapa noturna, portanto, há que ter atenção à diferença de horários.
A primeira sessão de treinos livres ocorre na noite de quinta-feira no Brasil, seguida da segunda já na madrugada de sexta. Os horários se repetem na sexta/sábado para o terceiro treino livre e para a qualificação, que determinará o grid de largada.
Quanto à corrida que pode decidir já o Campeonato Mundial de Fórmula 1 ocorre às 03h00 de Brasília, na madrugada de sábado para domingo.
Programação completa e onde assistir ao GP de Las Vegas de F1
Fórmula 1 | Dia | Horário (Brasília) | Transmissão |
Treino Livre 1 | Quinta-feira | 23h30 | Bandsports / F1TV Pro |
Treino Livre 2 | Sexta-feira | 03h00 | Bandsports / F1TV Pro |
Treino Livre 3 | Sexta-feira | 23h30 | Bandsports / F1TV Pro |
Classificação | Sábado | 03h00 | Bandsports / Band / F1TV Pro |
Corrida | Domingo | 03h00 | Band / F1TV Pro |
Uma de suas principais características é que, ao contrário dos circuitos de rua mais tradicionais, como Mônaco ou Albert Park, na Austrália, o circuito de rua de Las Vegas tem uma pista mais larga e foi projetado para proporcionar um bom espetáculo.
O circuito de Las Vegas é marcado por uma reta decididamente longa: estamos falando de quase dois quilômetros (1.920 metros para ser preciso) ao longo da famosa Las Vegas Strip.
A pista começa com curvas sinuosas e amplas que fazem a transição das ruas da cidade para a secção de pista permanente. Os monopostos cruzam a Koval Lane (onde está localizada a primeira das três retas totais da prova) e, em seguida, dão uma longa volta ao redor da nova arena MSG Sphere.
Segue-se uma seção modificada com curvas fechadas antes de chegar à Sands Avenue, com curvas rápidas na área onde estão localizados alguns dos hotéis e cassinos mais famosos. A pista continua com curvas fechadas na Harmon Avenue, seguindo-se a terceira e última reta do lote, e, finalmente, uma curva rápida à esquerda que leva os pilotos de volta aos boxes.