O Mundial de Motovelocidade retorna neste fim de semana, sem o atual campeão Jorge Martín, e com os holofotes apontados à dupla da Ducati: Marc Márquez e Francesco Bagnaia.
Após fazer história em 2024, ao vencer o campeonato em uma moto satélite, Jorge Martín se mudou para a Aprilia, mas sua estreia em corrida está adiada, após o espanhol sofrer dois acidentes na pré-temporada e ser submetido a cirurgias.
O fato dele falhar o arranque da mais longa temporada de sempre da competição, lança ainda mais atenções para a nova rivalidade no box da Ducati, onde o hexacampeão da MotoGP, Marc Márquez, vai dividir a equipe de fábrica com o campeão de 2022 e 23, e vice de 2024, Pecco Bagnaia.
O veterano espanhol é inclusive favorito para vencer neste domingo e iniciar da melhor forma sua campanha para tentar igualar os sete títulos de Valentino Rossi.
O quê: | Grande Prêmio da Tailândia de MotoGP |
Onde: | Chang International Circuit, Buriram (Tailândia) |
Quando: | Corrida principal: domingo, 2 de março, às 05h00 de Brasília |
Cotações: | |
*As cotações citadas podem apresentar divergências, pois, ainda que corretas no momento da publicação do artigo, sofrem alterações em tempo real. |
No Brasil, o Mundial de Motovelocidade pode ser acompanhado ao vivo através da ESPN 4 (canal fechado) e na plataforma de streaming Disney+.
Dado que a corrida acontece na Tailândia, a diferença de fuso horário para o Brasil é grande e a ação ocorre de madrugada, com as corridas – sprint e principal – começando às 05h de Brasília.
Os fãs serão, portanto, forçados a ajustar seus despertadores ou passar a noite em claro.
MotoGP | Dia | Horário de Brasília |
Treino Livre 1 | Sexta-feira, 28 de fevereiro | 00h45 |
Treino Livre 2 | 05h00 | |
Treino Livre 3 | Sábado, 1 de março | 00h10 |
Classificação | 00h50 | |
Sprint | 05h00 | |
Corrida | Domingo, 2 de março | 05h00 |
A expectativa é grande para ver o que Martín faz na Aprilia em 2025, mas tudo começou mal.
Atual campeão da categoria, Jorge Martín, sofreu queda nos testes de pré-temporada em Sepang, fraturando o pé esquerdo e a mão direita. Essa última lesão necessitou mesmo de cirurgia, que obrigaram o piloto a falhar os testes seguintes, em Buriram.
A expectativa era de recuperação total a tempo do início da nova temporada, mas, na última segunda-feira, quando treinava em um kartódromo com uma supermotard para testar a força de sua mão, ele sofreu uma nova, e mais grave, queda, fraturando a mão de forma tripla. Uma lesão que levou a um procedimento cirúrgico mais complexo, cuja recuperação pode chegar a 10 semanas.
A Aprilia já confirmou que Martín está fora das corridas da Tailândia e Argentina, sem avançar ainda data de regresso, mas tudo indica que ele possa retornar apenas no GP da Espanha, no final de abril, falhando potencialmente os quatro primeiros Grand Prix do ano.
Ele será substituído por Lorenzo Savadori, piloto de testes da fabricante italiana, pelo menos no GP da Tailândia, o que significa que Marco Bezzecchi será o principal representante da equipe neste começo de campeonato.
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O último Grande Prêmio em Buriram foi realizado em outubro passado. Naquela ocasião, sendo a penúltima rodada do MotoGP 2024, havia pontos muito importantes em jogo, pois o campeonato ainda não estava decidido.
Enea Bastianini venceu a Sprint Race, enquanto Francesco Bagnaia levou a melhor no domingo, estendendo assim a briga pelo título até a etapa final, em Barcelona, depois de Jorge Martín assegurar o segundo posto em ambas as corridas.
Apesar da mudança para o início de março, o clima na Tailândia continua sendo escaldante, com temperaturas nada amenas (cerca de 38 graus) e umidade impressionante.
Com 4,554 quilômetros de extensão e caracterizado pela presença de 12 curvas (sete à direita e cinco à esquerda), o Circuito Internacional de Chang (também conhecido como Buriram) oferece uma configuração típica de “stop and go”, com freadas bruscas e grande aceleração.
Em termos de velocidade, vale a pena mencionar a reta principal (são três no total), com 1000 metros, onde as motos podem até ultrapassar os 330 quilômetros por hora.