Separados por 10 pontos, com quatro provas e 148 pontos ainda em disputa, a briga entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín pelo mundial de pilotos está longe da decisão, com Bastianini e Márquez continuam vivos também.
Jorge Martín continua a liderar, agora com apenas 10 pontos de vantagem, e tem de manter a consistência e a força mental para não ceder à pressão de Bagnaia.
Pecco fez o pleno no Japão, conquistando os 37 pontos disponíveis para se aproximar do topo da tabela e mostrar que não vai entregar suas chances de ser tricampeão mundial facilmente.
Embora a luta pareça ser a dois, a verdade é que Enea Bastianini e Marc Márquez têm chances matemáticas de levar ao título.
Lembramos que o Mundial de Construtores já está definido, com novo título da Ducati. A briga continua, sim, mas pelo segundo lugar, com a KTM atualmente na vice-liderança, com apenas vinte pontos de vantagem sobre a Aprilia.
Top-10 da classificação do Mundial de Pilotos de MotoGP 2024
| Piloto | Equipe | Poles | Vitórias Sprint | Vitórias GP | Pontos |
1 | J MARTÍN | Pramac Ducati | 6 | 5 | 3 | 392 |
2 | F BAGNAIA | Ducati | 3 | 6 | 8 | 382 |
3 | E BASTIANINI | Ducati | 1 | 1 | 2 | 313 |
4 | M MÁRQUEZ | Gresini Ducati | 2 | 1 | 2 | 311 |
5 | B BINDER | KTM | – | – | – | 183 |
6 | P ACOSTA | GasGas Tech3 | 1 | – | – | 181 |
7 | M VIÑALES | Aprilia | 1 | 2 | 1 | 163 |
8 | F MORBIDELLI | Pramac Ducati | – | – | – | 136 |
9 | M BEZZECCHI | VR46 Ducati | – | – | – | 134 |
10 | F DI GIANNANTONIO | VR46 Ducati | – | – | – | 134 |
Com quatro corridas restando, existem ainda 148 pontos possíveis em disputa. Isto porque o Sprint atribui 12 pontos para o vencedor e a corrida de domingo um total de 25, com nove e 20 para o segundo lugar nessas provas respectivamente.
Ou seja, existem ainda múltiplas hipóteses para qualquer um dos dois pilotos, mesmo que não vençam todas as provas. O mais importante é conseguir terminar todas as corridas nos pontos, pois um só DNF coloca em risco as chances.
Vale notar que, ao contrário de outras competições de esportes motorizados, não são concedidos pontos pela volta mais rápida.
Data | Corrida | Circuito |
20 outubro | GP DA AUSTRÁLIA | PHILLIP ISLAND |
27 outubro | GP DA TAILÂNDIA | CHANG |
03 novembro | GP DA MALÁSIA | SEPANG |
17 novembro | GP DA COMUNIDADE VALENCIANA | RICARDO TORMO |
No ano passado, Martín chegou a liderar o campeonato com 13 pontos de vantagem sobre Bagnaia, mas o italiano teve uma reta final bem superior, o que acabou por lhe permitir defender com sucesso o título mundial.
Pecco foi 2º na Austrália e na Tailândia, 3º na Malásia e venceu a prova final, em Valença. Já o espanhol foi 5º em Phillip Island, apesar de largar da pole position, triunfou em Chang para manter a corrida ao campeonato bem acesa, 4º em Sepang, mas não terminou a prova no circuito Ricardo Tormo, caindo após um toque com o rival.
Bagnaia se sagrou então bicampeão mundial, com vantagem de 39 pontos na classificação.
Consistência
Jorge Martín continua a ser o Rei do Sprint com um total de 14 triunfos no formato, mas Pecco está se aproximando, após ter conquistado seu 10º sprint da carreira no GP do Japão. Aliás, essa foi sua 6ª vitória no formato esta temporada, batendo as cinco do rival.
Aos domingos a superioridade também é de Bagnaia que tem oito vitórias no total em 2024 - seu recorde de carreira em uma temporada, contra apenas três do espanhol. No entanto, o número #1 não lidera a classificação, provando que a consistência é um fator fundamental neste esporte.
Por exemplo, no GP de Aragão, o espanhol somou 29 pontos no total, mesmo sem vencer no domingo, mas o italiano conseguiu apenas um ponto e perdeu bastante terreno na classificação.
Ou seja, na categoria rainha do automobilismo, é quase tão importante terminar uma corrida nos pontos, quanto é ficar no pódio, como, aliás provam Brad Binder e Pedro Acosta, que apesar de não terem subido nenhuma vez ao pódio, ocupam o 5º e 6º lugares da geral graças a seus desempenhos consistentes.
Outros pilotos
Além de Martín e Bagnaia, três outros pilotos venceram, quer no sprint, quer nas corridas de domingo nesta temporada. Enea Bastianini, Marc Márquez e Maverick Viñales podem mais uma vez “roubar” pontos importantes aos rivais e manter a luta pelo título em aberto até o final.
Pressão
Este final de temporada tem várias semelhanças óbvias com a campanha de 2023 e é difícil imaginar que os pilotos não estejam bem conscientes disso, e não sintam pressão para não repetir alguns erros. Especialmente Jorge Martín, que entra na reta final na liderança, mas está contra um piloto experiente, com uma excelente força mental, capaz de virar o resultado a seu favor.