Nove corridas, três vencedores, uma rivalidade repetida, um calouro de sucesso e o retorno de um ex-campeão à competitividade... assim foi a primeira metade da temporada de MotoGP.
Após nove corridas, a MotoGP vai de férias com Francesco Bagnaia na liderança. Mas quais foram os pontos mais importantes da primeira metade da temporada?
Com seis triunfos em nove corridas, Pecco parece lançado para vencer o tri-campeonato mundial, mas apesar desses números, a temporada não tem sido assim tão fácil e o italiano tem estado sob pressão constante de Jorge Martín.
O espanhol, que tem sido o piloto mais veloz da grid, venceu duas corridas, esteve outras quatro vezes no pódio e tem brilhado nos sprints conquistando bons pontos. No entanto, tem cometido erros recentemente, o que permitiu a Bagnaia se recuperar e assumir o topo da tabela, exatamente na última prova antes das férias.
A apenas duas voltas do final no GP da Alemanha, Martín caiu e “ofereceu” a vitória ao rival, perdendo também a liderança do campeonato, onde chegou a ter 38 pontos de vantagem.
Esse é um cenário familiar para os fãs deste esporte, pois já em 2023 Martín esteve em alta perdendo depois o fôlego com acidentes, para ser ultrapassado por um mais frio e experiente Francesco Bagnaia.
Ou seja, estamos assistindo a uma reedição da briga pelo título da temporada passada, mas será que as férias ajudam Martín a esfriar a cabeça e amadurecer, ou vão continuar a favorecer Pecco que está em alta após quatro vitórias sucessivas?
Marc Márquez deixou a Honda após uma década para se juntar à Gresini Racing, correndo ao lado de seu irmão Alex, em uma tentativa de recuperar o entusiasmo pelas corridas e a ambição, algo fundamental para um piloto que ganhou tudo em sua carreira.
E a aposta parece estar dando frutos. O veterano espanhol já soma quatro pódios e tem sido destaque em várias corridas, como, por exemplo, no GP da Alemanha, onde, apesar de se ter lesionado nos treinos e largado da 13ª posição, Marc Márquez subiu para cravar a segunda posição, mostrando que ainda há muita vida no oito vezes campeão mundial (seis na classe MotoGP).
Terminada a fase de adaptação à nova equipe e moto, será interessante ver o que a Formiga de Cervera consegue fazer e se ele cumpre seu grande objetivo da temporada, que é vencer novamente uma corrida, algo que ele não conseguiu alcançar nas duas últimas temporadas - seu último triunfo foi no GP Emilia-Romagna em 2021.
Com apenas 19 anos, o jovem piloto espanhol chegou à categoria rainha, após ter garantido um título na Moto2 e outro na Moto3.
As expectativas eram muitas e Acosta não tem desapontado. O piloto da GasGas está a fazer uma temporada excelente, com dois pódios nos Grand Prix (terceiro em Portugal e segundo nas Américas) e três nas corridas de sprint.
Não se pode pedir muito mais de um Rookie, mas ele se dá apenas nota 4,5 de 10, reconhecendo erros nas quedas em Le Mans, Barcelona e Assen, que valeram pontos importantes.
Ainda assim, o calouro é sexto classificado da geral e está confirmado como piloto do time de fábrica da KTM a partir do próximo ano.
Classificação | Piloto | Pontos |
1 | Francesco Bagnaia | 222 |
2 | Jorge Martín | 212 |
3 | Marc Márquez | 166 |
4 | Enea Bastianini | 155 |
5 | Maverick Viñales | 125 |
6 | Pedro Acosta | 110 |
7 | Brad Binder | 108 |
8 | Fabio Di Giannantonio | 92 |
9 | Aleix Espargaro | 82 |
10 | Alex Márquez | 79 |
11 | Franco Morbidelli | 55 |
12 | Marco Bezzecchi | 53 |
13 | Miguel Oliveira | 51 |
14 | Raul Fernández | 46 |
15 | Fabio Quartararo | 44 |
16 | Jack Miller | 35 |
17 | Augusto Fernández | 15 |
18 | Joan Mir | 13 |
19 | Johann Zarco | 12 |
20 | Takaaki Nakagami | 10 |
21 | Alex Rins | 8 |
22 | Dano Pedrosa | 7 |
23 | Lucas Marini | 1 |
24 | Pol Espargaro | 0 |
25 | Stefan Bradl | 0 |
26 | Lorenzo Savadori | 0 |
27 | Remy Gardner | 0 |
As emoções da MotoGP retornam em gosto para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha.