Os McLaren de Piastri e Norris podem disparar na frente, mas cuidado com o orgulho de Verstappen, vencedor das últimas três edições, e com o bom momento de Leclerc.
É uma oportunidade a não perder. A Red Bull já não é o carro perfeito que vimos nas temporadas anteriores e, por isso, a McLaren pode acelerar e aumentar a vantagem na classificação.
Os holofotes estão obviamente voltados para Oscar Piastri, líder da classificação dos pilotos com 186 pontos, dez a mais que seu companheiro de equipe Lando Norris, provando o início de temporada fenomenal dos dois.
A situação é bem diferente para a Red Bull, que ocupa a quarta posição com uma diferença de mais de 200 pontos para o time britânico, pagando pela ausência de um segundo piloto confiável – Liam Lawson foi substituído por Yuki Tsunoda, mas o japonês não está conseguindo os resultados desejados.
Já Max Verstappen luta para não perder muito terreno na complicada tentativa de revalidar seu título de campeão mundial. No momento, ele está em terceiro lugar com 137 pontos, 49 pontos atrás de Piastri e 39 atrás de Norris.
Vale também a pena prestar atenção ao momento de Charles Leclerc, que, ao contrário do outro piloto da Ferrari, Hamilton, parece ter finalmente se adaptado ao SF-25. O monegasco vem de dois pódios consecutivos, especificamente o segundo lugar em Monte Carlo e o terceiro em Montmeló, que ajudaram a Scuderia a subir ao 2º lugar da geral de construtores.
Fórmula 1 | Dia | Horário (Brasília) |
Treino Livre 1 | Sexta-feira, 13 de junho | 14h30 |
Treino Livre 2 | Sexta-feira, 13 de junho | 18h00 |
Treino Livre 3 | Sábado, 14 de junho | 13h30 |
Classificação | Sábado, 14 de junho | 17h00 |
Corrida | Domingo, 15 de junho | 15h00 |
No Brasil, os treinos livres terão transmissão ao vivo na F1 TV Pro e na BandSports.
Quanto à classificação, no sábado, também pode ser acompanhada nessas plataformas, assim como na Band.
A corrida de domingo será transmitida em exclusivo na F1 TV Pro e na Band.
Clique aqui para conferir nossa página de Apostas Esportivas
O Grande Prêmio do Canadá promete espetáculo. São 70 voltas em um circuito de quase 4,4 quilômetros, caracterizado por 14 curvas (seis à esquerda e oito à direita) e três retas.
Essa etapa é geralmente marcada por muitas ultrapassagens: determinantes, nesse sentido, são a velocidade média muito baixa e as frenagens contínuas ditadas pelas mudanças de direção necessárias para enfrentar as curvas em rápida sucessão.
São sete frenagens, sendo a mais importante a da curva 13, com uma velocidade inicial de 329 km/h e uma velocidade final de 142, com uma potência de frenagem de 2.493 Kw.
Em termos de pneus, estão disponíveis os três mais macios da gama: o C5 deve ser usado nas qualificações, enquanto o C3 e o C4 devem ser preferidos na corrida de domingo.
Atenção também ao clima e às variações repentinas de calor/frio, com todas as consequências que isso acarreta para o asfalto.
Inicialmente alternando entre Mosport Park e Mont-Tremblant, o Grande Prêmio do Canadá foi transferido para o Circuit Île Notre Dame em 1978, rebatizado Circuito Gilles Villeneuve quatro anos depois, e onde tem se realizado desde então.
Em Montreal, Michael Schumacher e Lewis Hamilton compartilham sete vitórias cada um, quatro a mais do que a segunda melhor dupla, Nelson Piquet e Max Verstappen, enquanto a Ferrari é a construtora mais bem-sucedida na corrida, com 14 vitórias, uma a mais do que sua concorrente mais próxima, a McLaren.
Circuito | Temporada | Piloto e Equipe |
Mosport Park | 1967 | Jack Brabham (Brabham) |
Mont-Tremblant | 1968 | Denny Hulme (McLaren) |
Mosport Park | 1969 | Jacky Ickx (Brabham) |
Mont-Tremblant | 1970 | Jacky Ickx (Ferrari) |
Mosport Park | 1971 | Jackie Stewart (Tyrrell) |
1972 | Jackie Stewart (Tyrrell) | |
1973 | Peter Revson (McLaren) | |
1974 | Emerson Fittipaldi (McLaren) | |
1975 | Não se realizou | |
1976 | James Hunt (McLaren) | |
1977 | Jody Scheckter (Wolf) | |
Circuit Île Notre-Dame | 1978 | Gilles Villeneuve (Ferrari) |
1979 | Alan Jones (Williams) | |
1980 | Alan Jones (Williams) | |
Circuit Gilles Villeneuve | 1981 | Jacques Laffite (Ligier) |
1982 | Nelson Piquet (Brabham) | |
1983 | Rene Arnoux (Ferrari) | |
1984 | Nelson Piquet (Brabham) | |
1985 | Michele Alboreto (Ferrari) | |
1986 | Nigel Mansell (Williams) | |
1987 | Não se realizou | |
1988 | Ayrton Senna (McLaren) | |
1989 | Thierry Boutsen (Williams) | |
1990 | Ayrton Senna (McLaren) | |
1991 | Nelson Piquet (Benetton) | |
1992 | Gerhard Berger (McLaren) | |
1993 | Alain Prost (Williams) | |
1994 | Michael Schumacher (Benetton) | |
1995 | Jean Alesi (Ferrari) | |
1996 | Damon Hill (Williams) | |
1997 | Michael Schumacher (Ferrari) | |
1998 | Michael Schumacher (Ferrari) | |
1999 | Mika Hakkinen (McLaren) | |
2000 | Michael Schumacher (Ferrari) | |
2001 | Ralf Schumacher (Williams) | |
2002 | Michael Schumacher (Ferrari) | |
2003 | Michael Schumacher (Ferrari) | |
2004 | Michael Schumacher (Ferrari) | |
2005 | Kimi Raikkonen (McLaren) | |
2006 | Fernando Alonso (Renault) | |
2007 | Lewis Hamilton (McLaren) | |
2008 | Robert Kubica (BMW Sauber) | |
2009 | Não se realizou | |
2010 | Lewis Hamilton (McLaren) | |
2011 | Jenson Button (McLaren) | |
2012 | Lewis Hamilton (McLaren) | |
2013 | Sebastian Vettel (Red Bull) | |
2014 | Daniel Ricciardo (Red Bull) | |
2015 | Lewis Hamilton (Mercedes) | |
2016 | Lewis Hamilton (Mercedes) | |
2017 | Lewis Hamilton (Mercedes) | |
2018 | Sebastian Vettel (Ferrari) | |
2019 | Lewis Hamilton (Mercedes) | |
2020 | Não se realizou | |
2021 | Não se realizou | |
2022 | Max Verstappen (Red Bull) | |
2023 | Max Verstappen (Red Bull) | |
2024 | Max Verstappen (Red Bull) |