Após três dias de testes, Carlos Sainz foi o mais rápido, a McLaren mostrou confiabilidade e Gabriel Bortoleto teve experiência positiva.
A folha de tempos dos testes conjuntos está longe de ser um guia para a nova temporada, mas deixa indicações interessantes.
A McLaren surge destacada como favorita para 2025, mas Ferrari, Mercedes e Red Bull mostraram estar se preparando para a briga. Nos pilotos, destaque para o desempenho de Carlos Sainz, em sua estreia na Williams.
Verifique quais foram as surpresas da pré-temporada e como foi a estreia do brasileiro Gabriel Bortoleto na F1.
McLaren: O time papaia tentou esconder as valências do MCL39, cancelando até voltas rápidas para não aparecer alto na tabela de tempos, mas sua consistência e confiabilidade nos três dias impressionaram e a tornam favorita para repetir o título mundial de construtores e lançar Lando Norris em uma nova campanha pelo título de pilotos.
Ferrari: Com o segundo e terceiro lugares na geral, a Ferrari mostrou que quer brigar novamente pelo campeonato de construtores, desta feita com a dupla formada por Charles Leclerc e Lewis Hamilton. O veterano britânico teve excelente prestação, batendo seu novo colega de equipe, e mostrou que está disposto a brigar por um recordista 8º título mundial de pilotos.
Será que Lewis Hamilton vai ganhar um 8º campeonato?
Carlos Sainz: A mudança para a Williams foi uma surpresa, pois muitos esperavam ver o espanhol em um time capaz de brigar por vitórias. E a verdade é que o ex-piloto da Ferrari mostrou sua garra nestes testes cravando o melhor tempo, alimentando as esperanças dos fãs da equipe britânica, que esperam vê-la recuperar alguma de sua velha glória.
Mercedes: Ambos os pilotos estiveram bem e conseguiram bons tempos, terminando entre os dois melhores tempos em cinco das seis sessões realizadas. No entanto, no stint longo, as Flechas de Prata estiveram bem mais discretas, o que chamou a atenção. Será que as dificuldades com a velocidade de ponta que tiveram em 2024, continuam?
Red Bull: O RB21 tem velocidade e tem ritmo de corrida, apesar de alguns problemas menores. O estranho é que a equipe registou a menor quilometragem do período de testes coletivos, com apenas 304 voltas no total, contra 458 da líder Mercedes. Após uma apreciação positiva do campeão mundial Max Verstappen, a dúvida é se a equipe estava, na verdade, escondendo seu jogo.
Circuito: Além do clima não ter sido o esperado para o Bahrein - com frio e até chuva em vez das habituais temperaturas quentes e estáveis, os testes foram interrompidos por várias outras surpresas.
Logo no primeiro dia houve um apagão total no complexo durante cerca de uma hora. E o dia final teve estilhaços de vidro na pista e uma bandeira vermelha devido a um ônibus que atravessava o circuito.
Problemas de organização que não se esperam na elite dos esportes motorizados, e que já alimentam rumores de que os testes vão mudar de “casa” no próximo ano.
Clique aqui para conferir nossa página de Apostas Esportivas
Sauber e Haas: as duas equipes fecham a tabela de tempos, apresentando dificuldades de ritmo em todas as sessões, embora a fabricante norte-americana tenha melhorado para o último dia.
Gabriel Bortoleto esteve bem, fechando mesmo os testes na frente de seu experiente colega Nico Hülkenberg.
Ao volante do carro #5, Gabriel Bortoleto estreou oficialmente na Fórmula 1, completando seus primeiros testes de pré-temporada e saiu com uma sensação positiva sobre o carro da Sauber.
No último dia, Gabi sofreu com alguns problemas no assoalho, mas vê de forma positiva a experiência destes dias, afirmando:
- "Foram três dias sólidos de testes. Pude aprender muito sobre o carro e a equipe e, no geral, foi produtivo para todos nós".
O paulista terminou em 18º da geral de tempos combinados dos três dias, com 1min31s057, e confessou estar "ansioso" para estrear na categoria rainha, o que vai acontecer no GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.
Até lá, a equipe aproveitará o tempo para “analisar os detalhes e fazer o ajuste fino” ao monoposto, entendendo o que funcionou bem e quais áreas precisam melhorar.
| Piloto | Equipe | Tempo |
|
1 | Carlos SAINZ | Williams | 1:29.348 |
|
2 | Lewis HAMILTON | Ferrari | 1:29.379 | +0.031 |
3 | Charles LECLERC | Ferrari | 1:29.431 | +0.083 |
4 | George RUSSELL | Mercedes | 1:29.545 | +0.197 |
5 | Max VERSTAPPEN | Red Bull | 1:29.566 | +0.218 |
6 | Alex ALBON | Williams | 1:29.650 | +0.302 |
7 | Andrea Kimi ANTONELLI | Mercedes | 1:29.784 | +0.436 |
8 | Oscar PIASTRI | McLaren | 1:29.940 | +0.592 |
9 | Pierre GASLY | Alpine | 1:30.040 | +0.692 |
10 | Lance STROLL | Aston Martin | 1:30.229 | +0.881 |
11 | Liam LAWSON | Red Bull | 1:30.252 | +0.904 |
12 | Jack DOOHAN | Alpine | 1:30.368 | +1.020 |
13 | Lando NORRIS | McLaren | 1:30.430 | +1.082 |
14 | Yuki TSUNODA | Racing Bulls | 1:30.497 | +1.149 |
15 | Isack HADJAR | Racing Bulls | 1:30.675 | +1.327 |
16 | Fernando ALONSO | Aston Martin | 1:30.700 | +1.352 |
17 | Esteban OCON | Haas | 1:30.728 | +1.380 |
18 | Gabriel BORTOLETO | Sauber | 1:31.057 | +1.709 |
19 | Nico HÜLKENBERG | Sauber | 1:31.457 | +2.109 |
20 | Oliver BEARMAN | Haas | 1:32.361 | +3.013 |