O lendário projetista da Fórmula 1 anunciou em maio que deixaria a Red Bull após 19 anos na construtora e foi anunciado na Aston Martin, onde vai começar a trabalhar em 2025.
A aquisição de Newey é uma demonstração significativa da ambição da Aston Martin, com seu proprietário Lawrence Stroll investindo forte na infraestrutura da equipe com o objetivo de montar um carro capaz de vencer o campeonato.
Foi amplamente divulgado que Newey assinou um contrato de cinco anos no valor de até 30 milhões de libras por ano, incluindo bônus e complementos.
O projetista de 65 anos começará a trabalhar com a Aston Martin em 1º de março de 2025, após a conclusão do primeiro hypercar da Red Bull, o RB17.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre Newey e as expectativas criadas por sua mudança para a Aston Martin.
O envolvimento de Newey com a F1 remonta a 1986. Após experimentar brevemente a IndyCar por dois anos, ele passou pela Haas Lola e pela Newman-Haas antes de ser contratado como projetista-chefe da March Engineering em 1988.
Dois anos depois a equipe foi renomeada Leyton House Racing e seu tempo aí foi ruim, com Newey sendo demitido no verão.
No entanto, o projetista foi contratado pela Williams, em 1991, e um novo capítulo da história da F1 começou a ser escrito.
Trabalhando em colaboração com o diretor técnico Patrick Head, e com recursos superiores, Newey projetou o revolucionário FW14B, que venceu um total de nove corridas em 1992, quando Nigel Mansell conquistou o título mundial. Outro campeonato foi assegurado em 1993, com Alain Prost garantindo seu quarto sucesso com o Williams FW15C.
Seguiram-se os triunfos de Damon Hill e Jacques Villeneuve, antes de Newey ingressar na McLaren, em 1997, onde sua sequência de sucesso continuou com títulos sucessivos para Mika Hakkinen (1998 e 1999).
Em novembro de 2005, a Red Bull Racing conseguiu tirar Newey da McLaren e, após vários anos de progresso constante, ele projetou um carro capaz de vencer corridas, como aconteceu em 2009.
No ano seguinte, o RB6 provou ser o carro a ser batido, conquistando a pole position em 15 das 19 corridas da temporada, enquanto Sebastian Vettel conquistava o primeiro de seus quatro títulos mundiais.
A competitividade da Red Bull se deteriorou na era dos híbridos, e os projetos de Newey foram prejudicados por uma unidade de potência inferior da Renault.
A associação com a Honda deu a Newey as ferramentas certas para criar um carro capaz de competir pelo título e Max Verstappen retribuiu o favor em 2021, selando o primeiro Campeonato de Pilotos da Red Bull desde 2014.
O RB19 de Newey foi um dos carros mais dominantes da história da F1, terminando a temporada de 2023 com uma taxa de vitórias de 95,45%.
Equipes anteriores de Adrian Newey
March/Leyton House: 1988-1990
Williams: 1991-1996
McLaren: 1997-2005
Red Bull: 2006-2024
Aston Martin: 2025 - 2030
A Aston Martin retornou ao grid da F1 em 2021, após uma ausência de 61 anos, substituindo a Racing Point.
Lawrence Stroll nunca escondeu sua ambição de levar a equipe ao topo do esporte e tudo parecia estar na trajetória certa no início de 2023, com Fernando Alonso terminando no pódio em seis das oito primeiras corridas.
Porém, o desempenho do carro foi se deteriorando à medida que a temporada avançava e a equipe não conseguiu interromper esse declínio em 2024, apesar das atualizações feitas ao longo dessas campanhas.
A introdução de novos regulamentos em 2026 representa uma grande oportunidade para a Aston Martin se estabelecer na frente do grid e uma série de contratações importantes para a área de engenharia da equipa são uma indicação de sua imensa vontade de aproveitar essa chance.
Newey vai voltar a trabalhar com Dan Follows, o qual ele chefiou na Red Bull por 15 anos, e o ex-chefe de motores da Mercedes, Andy Cowell, ingressará o time como CEO. O ex-diretor técnico de chassis da Ferrari, Enrico Cardile, também deve começar a trabalhar em 2025 como novo diretor técnico da Aston Martin.
Stroll também investiu em uma nova fábrica topo de gama em sua base de Silverstone, lançando assim as bases para seus ambiciosos objetivos.
Newey é uma figura que todos gostariam de ter em suas fileiras, e sua experiência e talento dará à Aston Martin uma enorme vantagem quando os novos regulamentos entrarem em vigor no final da próxima temporada.
A F1 vai passar por outra reforma radical em 2026, com a introdução de novos regulamentos que incluirão carros mais ágeis.
As mudanças estão sendo feitas para melhorar a competitividade do esporte e também para ajudar a Fórmula 1 em sua busca por maior sustentabilidade.
Os carros de 2026 deverão ser mais complexos do ponto de vista aerodinâmico, com a introdução da aerodinâmica ativa com asas dianteiras e traseiras móveis. Eles serão mais ágeis, com peso reduzido em 30 kg em comparação com os carros de 2022, enquanto o downforce será reduzida em 30% e o arrasto em 55%.
Ter um indivíduo tão inovador e experiente como Newey na equipe dá à Aston Martin uma grande chance de fazer uma interpretação bem-sucedida desses regulamentos, com as equipes querendo explorar ao máximo as regras para criar um pacote competitivo e ganhar vantagem sobre os rivais.
Nada é garantido nesse esporte, mas Newey é o mais próximo que você poderá encontrar.
Saiba mais sobre essa mudança dos regulamentos da F1 para 2026 aqui.