Saiba tudo sobre o campeonato mundial de MotoGP 2025: desde calendário e circuitos, a equipes e pilotos, e mudanças nos regulamentos da categoria rainha da motovelocidade.
Em 2024, Jorge Martin foi coroado campeão mundial pela primeira vez após um duelo notável e muito acirrado com Francesco Bagnaia pelo título, com o espanhol se tornando o primeiro piloto de uma equipe satélite a triunfar desde Valentino Rossi em 2001.
Mas isso não chegou para garantir lugar na equipa de fábrica da Ducati e, por isso, o piloto espanhol optou por mudar de time. Em 2025, o número 1 vai representar a Aprilia Racing ao lado de Marco Bezzecchi, que também deixa a equipe italiana.
A equipa campeã de construtores alinha com o bi-campeão Francesco Bagnaia e o hexacampeão Marc Márquez. Foi essa promoção da “Formiga de Cervera”, que iniciou o efeito dominó que vê 14 dos 22 assentos ocupados por um piloto diferente em 2025.
Aqui estão todas as informações que você precisa saber sobre a temporada 2025 da MotoGP.
A ação da motovelocidade retornará entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025 com o teste de Shakedown no Circuito Internacional de Sepang, na Malásia.
Depois seguem-se os testes oficiais. Em Sepang, de 5 a 7 de fevereiro, e no Circuito Internacional de Chang, na Tailândia, nos dias 12 e 13 de fevereiro.
O calendário 2025 de MotoGP é composto por umas recordistas 22 etapas, com a República Tcheca e a Hungria se juntando ao circo da MotoGP, que se inicia na Tailândia em 2 de março e termina, como habitual, com o GP de Valência, a 16 de novembro.
Calendário da MotoGP 2025
Grande Prêmio | Circuito | Data |
Tailândia | Internacional de Chang | 2 de março |
Argentina | Termas de Rio Hondo | 16 de março |
Estados Unidos | Circuito das Américas | 30 de março |
Catar | Internacional de Lusail | 13 de abril |
Espanha | Jerez | 27 de abril |
França | Le Mans | 11 de maio |
Grã- Bretanha | Silverstone | 25 de maio |
Aragão | MotorLand Aragon | 8 de junho |
Itália | Mugello | 22 de junho |
Holanda | TT Assen | 29 de junho |
Alemanha | Sachsenring | 13 de julho |
República Tcheca | Brno | 20 de julho |
Áustria | Red Bull Ring | 17 de agosto |
Hungria | Balaton Park | 24 de agosto |
Catalunha | Barcelona-Catalunya | 7 de setembro |
San Marino | Misano | 14 de setembro |
Japão | Motegi | 28 de setembro |
Indonésia | Internacional de Mandalika | 5 de outubro |
Austrália | Phillip Island | 19 de outubro |
Malásia | Internacional de Sepang | 26 de outubro |
Portugal | Autódromo Internacional do Algarve | 9 de novembro |
Valência | Ricardo Tormo | 16 de novembro |
Mais uma vez, a Ducati se apresenta com quatro equipes diferentes, enquanto KTM, Aprilia e Honda estão propondo duas cada.
São 22 os pilotos competindo, três deles estreando na categoria: Ai Ogura, Fermín Aldeguer and Somkiat Chantra.
Mas vamos passo a passo e ver quem são os protagonistas da próxima temporada de MotoGP, depois de algumas mudanças na grid.
Equipe | Pilotos |
Aprilia Racing
| Jorge Martín Marco Bezzecchi |
Ducati
| Francesco Bagnaia Marc Márquez |
Gresini Racing (Ducati)
| Álex Márquez Fermín Aldeguer |
Honda LCR
| Johann Zarco Somkiat Chantra |
Honda Racing
| Luca Marini Joan Mir |
KTM Factory
| Pedro Acosta Brad Binder |
KTM Tech3
| Enea Bastianini Maverick Viñales |
Prima Pramac Racing (Ducati)
| Jack Miller Miguel Oliveira |
Trackhouse Racing (Aprilia)
| Raul Fernandez Ai Ogura |
VR46 Racing (Ducati)
| Fabio Di Giannantonio Franco Morbidelli |
Yamaha
| Fabio Quartararo Alex Rins |
A grande alteração dos regulamentos da MotoGP está agendada para a temporada de 2027 - verifique aqui -, por isso 2025 terá apenas mudanças mínimas, como, por exemplo, nos pneus.
A Michelin - fornecedora dos pneus para a motovelocidade – vai apresentar um pneu dianteiro revisado, que já foi usado nos testes oficiais em Misano, para tentar melhorar a sensibilidade à temperatura e à pressão que acontecem quando se segue de perto outra moto, e diminuir os problemas causados pelos novos dispositivos aerodinâmicos e de altura de pilotagem.
O desenvolvimento de motores deve continuar congelado até 2027, mas há chances da Yamaha e da Honda ficarem isentas dessa regra, pois estão significativamente atrás de suas rivais, como mostraram os resultados de 2024 – com ambas as fabricantes japonesas terminando com bem menos de metade dos pontos da terceira colocada Aprilia.