A principal categoria do motociclismo introduziu um sistema que concede pontos em duas corridas separadas a cada final de semana: a corrida de sprint de sábado e a corrida principal no domingo.
O Campeonato Mundial de MotoGP teve uma série de sistemas de pontuação diferentes na classe rainha ao longo de sua história.
No entanto, a última atualização introduziu um aspecto fundamental para a conquista do título: a corrida de sprint de sábado, que traz pontos extra para a classificação geral.
A soma desses pontos com os de domingo durante toda a temporada dita o líder que no final do último Grande Prix ganha o troféu do campeonato.
Também vale a pena observar que não são concedidos pontos pela volta mais rápida, o que é comum em outras competições de esportes motorizados, como a Fórmula 1.
As corridas de sprint vieram para ficar na MotoGP, pois aumentam a emoção do fim de semana e a intensidade do campeonato mundial de pilotos, ajudando a igualar um pouco a classificação geral.
As corridas de Sprint são realizadas em todos os Grandes Prêmios da temporada e sempre oferecem o mesmo formato: metade das voltas da corrida de domingo e metade dos pontos concedidos nesse momento. Os primeiros nove pilotos a cruzarem a linha de chegada marcam pontos, embora o vencedor seja o mais premiado.
Posição | Pontos |
1º | 12 |
2º | 9 |
3º | 7 |
4º | 6 |
5º | 5 |
6º | 4 |
7º | 3 |
8º | 2 |
9º | 1 |
A corrida de domingo tem um formato semelhante, mas os pontos são distribuídos entre os 15 primeiros pilotos, com os quatro do topo sendo os mais premiados.
Esse sistema está em vigor há três décadas e há um amplo consenso entre as equipes para mantê-lo.
Posição | Pontos |
1º | 25 |
2º | 20 |
3º | 16 |
4º | 13 |
5º | 11 |
6º | 10 |
7º | 9 |
8º | 8 |
9º | 7 |
10º | 6 |
11º | 5 |
12º | 4 |
13º | 3 |
14º | 2 |
15º | 1 |