Com 180 pontos ainda em jogo até o final da temporada, a luta entre Lando Norris e Max Verstappen pelo Campeonato de Pilotos está mais acirrada que nunca.
A vitória imponente de Lando Norris no GP de Singapura deu mais combustível a uma fascinante luta com Max Verstappen pelo título da Fórmula 1.
Depois de mais um excelente início de campanha, o domínio do tricampeão mundial terminou e o outrora imbatível RB20 está sendo superado com relativa facilidade pelos rivais da Red Bull.
A McLaren já ultrapassou a equipe austríaca no Campeonato de Construtores e sua notável melhora colocou Norris na briga pelo título, com o britânico conquistando a primeira vitória de sua carreira em Miami, antes de somar outros dois triunfos em Zandvoort e Singapura.
Agora, os fãs da categoria rainha do automobilismo estão assistindo a um duelo épico pelo Campeonato de Pilotos, apesar de Verstappen continuar sendo o favorito.
Verifique as chances e o que Norris precisa conquistar no restante da temporada se quiser garantir seu primeiro título mundial.
Após o GP da Inglaterra, Verstappen tinha 84 pontos de vantagem sobre o britânico, mas o piloto da McLaren tem diminuído lentamente o déficit, terminando à frente de seu rival em cinco das últimas seis corridas e está atualmente 52 pontos atrás do holandês.
O calendário da Fórmula 1 de 2024 tem ainda seis corridas e três sprints, o que oferece chances extra para Norris tentar ganhar terreno e para Verstappen se aproximar do tetracampeonato.
Um máximo de 180 pontos está em oferta até o final da temporada, o que significa que ainda há muito a disputar no Campeonato de Pilotos.
Desses 180, 156 estão disponíveis nas corridas de domingo, incluindo o ponto de bônus concedido ao piloto que fizer a volta mais rápida (desde que termine no Top-10 da prova). Além disso, há um total de 24 pontos disponíveis nos três sprints restantes do calendário.
Mesmo que Norris vença todas as corridas e os sprints restantes, isso pode não ser suficiente para superar Verstappen no topo da classificação.
Se o holandês terminasse em segundo lugar, atrás do britânico, em todas as corridas e sprints, conseguiria mesmo assim garantir seu quarto campeonato mundial de pilotos.
A diferença de pontos atribuídos para o primeiro e o segundo em uma corrida é de sete pontos, enquanto em um sprint é de apenas um ponto.
A multiplicação de sete pontos pelas seis corridas restantes do calendário equivale a 42 pontos. Multiplicar um ponto pelos três sprints restantes equivale a três pontos. Ou seja, somando tudo, Norris ainda ficaria sete pontos atrás de Verstappen.
Isso não leva em conta o ponto extra concedido ao piloto que registrar a volta mais rápida na prova de domingo. Ou seja, mesmo que Norris marcasse a volta mais rápida em cada corrida restante, além de receber a bandeira quadriculada, ele ainda terminaria a temporada com um ponto a menos que seu rival.
Verifique:
| Lando Norris | Max Verstappen |
Sprint do GP das Américas | 1º (8 pontos) | 2º (7 pontos) |
GP dos Américas | 1º (26 pontos*) | 2º (18 pontos) |
GP do México | 1º (26 pontos*) | 2º (18 pontos) |
Sprint do GP de São Paulo | 1º (8 pontos) | 2º (7 pontos) |
GP de São Paulo | 1º (26 pontos*) | 2º (18 pontos) |
GP de Las Vegas | 1º (26 pontos*) | 2º (18 pontos) |
Sprint do GP do Catar | 1º (8 pontos) | 2º (7 pontos) |
GP do Catar | 1º (26 pontos*) | 2º (18 pontos) |
GP de Abu Dhabi | 1º (26 pontos*) | 2º (18 pontos) |
Total: | 459 | 460 |
*Inclui ponto de volta mais rápida |
No entanto, se Norris conseguisse acumular realmente o máximo de pontos nas seis corridas restantes, e Verstappen terminasse abaixo do segundo lugar em qualquer uma delas, seria o piloto da McLaren a vencer o Campeonato de Pilotos.
As margens são tão apertadas que um simples ponto pode ser a diferença entre a alegria eufórica ou um agonizante fracasso.
Em uma temporada de F1 bem imprevisível, a luta pelo título promete ser complicada e acirrada, e um possível DNF para qualquer um dos pilotos pode ter implicações enormes na classificação final.