Pular para conteúdo
ACESSAR Esportes bet365
Alpine
  1. Esportes Motorizados
  2. Fórmula 1

Tudo sobre Jack Doohan - o novo piloto de F1 da Alpine

O australiano Jack Doohan será parceiro de Pierre Gasly na Alpine para a temporada de 2025 da Fórmula 1. Saiba tudo sobre o jovem piloto.

Depois de duas temporadas como piloto reserva da construtora francesa, Jack Doohan foi promovido e será um dos cinco calouros na Fórmula 1 2025. Ele vai substituir Esteban Ocon, que saiu para a Haas.

O australiano completou essa semana 22 anos e sua vida sempre esteve ligada à velocidade, já que seu pai é o famoso motociclista Mick Doohan, que venceu cinco campeonatos mundiais consecutivos de 500cc a partir de 1994.

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre um dos mais novos membros da grid da F1.

A carreira de Jack Doohan

Júnior

Se você quer dar os primeiros passos no automobilismo, ajuda ter Michael Schumacher como amigo da família. O sete vezes campeão mundial de F1 tinha um relacionamento próximo com o pai de Doohan, Mick, e inclusive presenteou Jack com um kart quando este tinha três anos.

Seis anos depois, ele começou a competir no kartismo e não demorou muito para conquistar títulos nacionais, vencendo o Campeonato Australiano de Kart consecutivamente, em 2015 e 2016.

Um forte desempenho no Campeonato Mundial de Karting rendeu a Doohan sua primeira grande chance em corridas de monopostos, e ele conquistou três vitórias em sua temporada de estreia na Fórmula 4, terminando em quinto lugar na geral.

Em 2019, o australiano competiu tanto no Euroformula Open quanto no Campeonato Asiático de F3, e teve grande sucesso neste último, terminando em segundo lugar, atrás de Ukyo Sasahara. Doohan voltou no ano seguinte, mas não conseguiu melhorar sua posição.

Apesar de não ter conquistado o título, as excelentes atuações de Doohan lhe renderam uma vaga no grid da F3 para 2020.

F3

A campanha de estreia de Doohan na F3 foi uma experiência angustiante, mas vital para seu desenvolvimento.

Contra um grid repleto de estrelas, que incluía o compatriota Oscar Piastri, houve muito pouco para comemorar, pois Doohan não conseguiu nenhum ponto durante a temporada de 2020, terminando em 26º, e um 11º lugar em Mugello foi o melhor resultado de uma campanha tumultuada.

Ao mudar para a equipe Trident no ano seguinte, ele melhorou consideravelmentge, subindo ao pódio pela primeira vez em Barcelona e conseguindo um primeiro triunfo em Paul Ricard.

Em Spa-Francorchamps, ele demonstrou sua velocidade logo na qualificação, conquistando a pole por 0,7 segundos, antes de fazer boas e controladas exibições na Sprint Race e na corrida longa para conquistar duas vitórias importantes.

O adolescente acrescentou mais uma vitória à sua coleção em Sochi, e terminou a temporada no vice do campeonato.

F2

Doohan experimentou brevemente os rigores da F2 no final da temporada de 2021, juntando-se à MP Motorsport para as duas rodadas finais da campanha e se classificou em segundo lugar na prova final, em Abu Dhabi.

Isso lhe deu uma vaga na Virtuosi Racing para o ano seguinte e, embora ele tenha tido um início promissor no Bahrein, mas acabou sendo prejudicado por uma série de incidentes na primeira metade da temporada.

O jovem australiano demonstrou sua melhor forma após as férias de verão e se destacou em Spa-Francorchamps mais uma vez, conquistando sua primeira vitória na F2.

Embora tenha cravado a terceira pole position do ano em Monza, Doohan teve um final de campanha esquecível e terminou em sexto lugar.

Em 2023, ele teve mais um início desanimador, mas recuperou e teve um fim de semana impecável em Budapeste, tornando-se apenas o segundo piloto na história da Fórmula 2 a registrar um Grand Chelem em uma corrida principal (pole position, volta mais rápida e vitória).

Ele voltou a vencer na Bélgica e encerrou uma temporada forte com sucesso em Abu Dhabi, batendo Ayumu Iwasa para terminar em terceiro lugar.

A carreira na Alpine

Inicialmente membro da Red Bull Junior, Doohan optou por assinar com a Alpine Academy em 2022, acreditando que seu programa de testes e envolvimento em corridas de resistência apresentariam mais oportunidades no futuro.

Doohan testou o AF21 da Alpine em três circuitos diferentes em 2022 e teve a chance de participar do FP1 do GP do México e do GP de Abu Dhabi.

O sucesso de seus testes foi tão grande que a Alpine anunciou Doohan como seu piloto reserva no ano seguinte, e o australiano continuou participando em vários testes, repetindo as sessões de treinos livres nos circuitos Hermanos Rodríguez e Yas Marina em 2023 e em Montreal e Silverstone em 2024, quando se estreou mesmo na F1, disputando a corrida final da temporada, no lugar de Esteban Ocon.

Artigos Relacionados

A bet365 utiliza cookies

Nós utilizamos cookies para oferecer um serviço melhor e mais personalizado. Para mais informações, consulte a nossa Política de Cookies