O australiano Jack Doohan será parceiro de Pierre Gasly na Alpine para a temporada de 2025 da Fórmula 1. Saiba tudo sobre o jovem piloto.
Depois de duas temporadas como piloto reserva da construtora francesa, Jack Doohan foi promovido e será um dos cinco calouros na Fórmula 1 2025. Ele vai substituir Esteban Ocon, que saiu para a Haas.
O australiano completou essa semana 22 anos e sua vida sempre esteve ligada à velocidade, já que seu pai é o famoso motociclista Mick Doohan, que venceu cinco campeonatos mundiais consecutivos de 500cc a partir de 1994.
Aqui está tudo o que você precisa saber sobre um dos mais novos membros da grid da F1.
Júnior
Se você quer dar os primeiros passos no automobilismo, ajuda ter Michael Schumacher como amigo da família. O sete vezes campeão mundial de F1 tinha um relacionamento próximo com o pai de Doohan, Mick, e inclusive presenteou Jack com um kart quando este tinha três anos.
Seis anos depois, ele começou a competir no kartismo e não demorou muito para conquistar títulos nacionais, vencendo o Campeonato Australiano de Kart consecutivamente, em 2015 e 2016.
Um forte desempenho no Campeonato Mundial de Karting rendeu a Doohan sua primeira grande chance em corridas de monopostos, e ele conquistou três vitórias em sua temporada de estreia na Fórmula 4, terminando em quinto lugar na geral.
Em 2019, o australiano competiu tanto no Euroformula Open quanto no Campeonato Asiático de F3, e teve grande sucesso neste último, terminando em segundo lugar, atrás de Ukyo Sasahara. Doohan voltou no ano seguinte, mas não conseguiu melhorar sua posição.
Apesar de não ter conquistado o título, as excelentes atuações de Doohan lhe renderam uma vaga no grid da F3 para 2020.
F3
A campanha de estreia de Doohan na F3 foi uma experiência angustiante, mas vital para seu desenvolvimento.
Contra um grid repleto de estrelas, que incluía o compatriota Oscar Piastri, houve muito pouco para comemorar, pois Doohan não conseguiu nenhum ponto durante a temporada de 2020, terminando em 26º, e um 11º lugar em Mugello foi o melhor resultado de uma campanha tumultuada.
Ao mudar para a equipe Trident no ano seguinte, ele melhorou consideravelmentge, subindo ao pódio pela primeira vez em Barcelona e conseguindo um primeiro triunfo em Paul Ricard.
Em Spa-Francorchamps, ele demonstrou sua velocidade logo na qualificação, conquistando a pole por 0,7 segundos, antes de fazer boas e controladas exibições na Sprint Race e na corrida longa para conquistar duas vitórias importantes.
O adolescente acrescentou mais uma vitória à sua coleção em Sochi, e terminou a temporada no vice do campeonato.
F2
Doohan experimentou brevemente os rigores da F2 no final da temporada de 2021, juntando-se à MP Motorsport para as duas rodadas finais da campanha e se classificou em segundo lugar na prova final, em Abu Dhabi.
Isso lhe deu uma vaga na Virtuosi Racing para o ano seguinte e, embora ele tenha tido um início promissor no Bahrein, mas acabou sendo prejudicado por uma série de incidentes na primeira metade da temporada.
O jovem australiano demonstrou sua melhor forma após as férias de verão e se destacou em Spa-Francorchamps mais uma vez, conquistando sua primeira vitória na F2.
Embora tenha cravado a terceira pole position do ano em Monza, Doohan teve um final de campanha esquecível e terminou em sexto lugar.
Em 2023, ele teve mais um início desanimador, mas recuperou e teve um fim de semana impecável em Budapeste, tornando-se apenas o segundo piloto na história da Fórmula 2 a registrar um Grand Chelem em uma corrida principal (pole position, volta mais rápida e vitória).
Ele voltou a vencer na Bélgica e encerrou uma temporada forte com sucesso em Abu Dhabi, batendo Ayumu Iwasa para terminar em terceiro lugar.
A carreira na Alpine
Inicialmente membro da Red Bull Junior, Doohan optou por assinar com a Alpine Academy em 2022, acreditando que seu programa de testes e envolvimento em corridas de resistência apresentariam mais oportunidades no futuro.
Doohan testou o AF21 da Alpine em três circuitos diferentes em 2022 e teve a chance de participar do FP1 do GP do México e do GP de Abu Dhabi.
O sucesso de seus testes foi tão grande que a Alpine anunciou Doohan como seu piloto reserva no ano seguinte, e o australiano continuou participando em vários testes, repetindo as sessões de treinos livres nos circuitos Hermanos Rodríguez e Yas Marina em 2023 e em Montreal e Silverstone em 2024, quando se estreou mesmo na F1, disputando a corrida final da temporada, no lugar de Esteban Ocon.